SHIFU.jpg

SOBRE O MESTRE

Minha Vida...E o Kung Fu
Por: Valdemir Soares dos Santos (Shifu)

Me chamo Valdemir Soares dos Santos, comecei a gostar de fazer física desde muito cedo, aos 8 anos e aos 10 anos vendo meu tio DEDA fazendo movimentos de capoeira (1971) fiquei maravilhado e interessado a aprender.

Passei a gostar mais ainda quando vindo da escola acho que aos 11 anos vi pessoas treinando movimentos que hoje conheço como “KATIS”. Uma pessoa fazia os movimentos e eu seguia, nunca chamei ele de mestre porque ele não era. Tinha era medo dele. Dizia que não era mestre de ninguém.

Só falava que era KUNG FU e era SHAOLIN DO SUL, NO ANO DE 1974 comecei a entender o que era KUNG FU e suas filosofias e acumulei conhecimentos.

Anos depois para não esquecer tudo que treinei peguei 3 meninos vizinhos (João Marcos, Luiz Paulo (PUMA), Roberto (CROCO) e os ensinei. Eu não era mestre deles apenas treinavam comigo tudo o que eu tinha criado do meu jeito, depois treinei mais meninos como: CÉLIO NIL, HUKINHO, BRITO, MARQUINHO, KENNEDY, SCORPION, STALONE, MARCOS Z. LEO, PAULO, SHIRO, BETH, EVERALDO e outros.

Mas para formar alunos tive que ter formação em uma escola de KUNG FU.

Chamava meu estilo de TASG tinha até carteirinha.

Entrei para realizar meu sonho na escola de KUNG FU TAMURA em 1982 estilo shorinji kempo “ ARTE MARCIAL CHINESA TRAZIDA PARA O JAPÃO EM MEADOS DE 1945 PELO MONGE JAPONES KAISO QUE EM 1947 FUNDOU O ESTILO SHORINJI KEMPO (forma de SHAOLIN) foi trazido para o Brasil em 1970 pelo sensei USHIDA discípulo do sensei KAISO. “

Treinei por 4 (quatro) anos e me formei professor, daí sim a minha escola teve um novo começo.

功夫 KUNG FU ( O que é?)

O Kung fu é originário da China criado pela necessidade de sobreviver.

Conta-se que um monge indiano BUDIDHARMA conhecido como TAMO, ao visitar o templo chinês percebeu que os monges eram muito fracos por meditar demais e fazer pouca atividade física.

Assim andando pela montanha notou os movimentos dos animais, fazendo o mesmo com os monges usando os movimentos dos animais como método de sobrevivência.

Surgindo o KUG FU que significa TEMPO DE HABILIDADE ou TRABALHADOR DURO, dai a origem do WUSHU ( arte da guerra). Lembrando que o KUNG FU já existia na China a muito tempo só que com outros nomes ( CH-UAN-FA) estilo dos punhos ( CH-UAN –YUNG) punho de primavera e outono.

Conta-se que os primeiros registros foram encontrados em escavações na China em ossos e cascos de tartarugas e eram das dinastias SHANG ( 1960 a.c.) e dentre tantas lendas muitas outras histórias serão contadas sobre o KUNG FU.

BENEFÍCIOS ATRAVÉS DO KUNG FU

FÍSICO

Melhora coordenação motora

Melhora condicionamento físico

Melhora flexibilidade

Melhora a força muscular

Controla a pressão arterial

PSICOSSOCIAIS

Melhora a autoestima

Equilíbrio mental e físico

Libera a confiança

Alivia a tensão e o stress

A ESCOLA T.A.S.G.

Foi no ano de 1982 mês de março quando comecei a treinar na academia de KUNG FU TAMURA estilo SHORINJI KEMPO, meses depois criei o primeiro logo na minha escola, com o nome de ACADEMIA DE KUNG FU T.A.S.G., que significa TIGRE, ÁGUIA,SERPENTE,GARÇA.

Fiquei muito feliz, porque a final eu estava fazendo parte de uma academia oficial e podendo ministrar minhas aulas legalmente.

Então, criei meu próprio método de treino, mudando radicalmente tudo o que eu pensava sobre o KUNG FU. Aquele método de treino dos GUERREIROS DO KUNG FU DA MATA 1, passou a ser chamada de “Academia T.A.S.G. de KUNG FU SHAOLIN.

logo tas 1.jpg

imagem que temos do Primeiro logo criado em 1982
(Lembrando que as gravuras acima do logo não significam nada )

logotasgatualtransp.png

Logo atual da Escola T.A.S.G.

Desenvolvido por - Escola T.A.S.G. de Kung Fu Wushu Shaolin do Sul.